7 de nov. de 2011

Projeto "Tudo se transforma"

Professora responsável: Liliane Moraes da Silva
O projeto foi elaborado com objetivo de conscientizar alunos e população, sobre importância da reutilização de materiais recicláveis , e assim preservar o meio ambiente. Incentivá-los, na prática da coleta seletiva de lixo, motivá-los a prática de reciclagem( transformando lixo em objetos de uso pessoal e brinquedos). Mostrar a importância do manguezal para o meio ambiente, como conservá-lo e principalmente como preservá-lo.
Foram realizadas várias atividades até a conclusão do projeto, como passeata pela manguezal do bairro, oficina de confecção de materiais recicláveis, por ultimo exposição dos objetos confeccionados pelos alunos.









Justificativa: A partir dos estudos realizados, no material “Educando para o meio ambiente”, do 5 º ano do Ensino Fundamental, encontrei no mesmo um capítulo que achei muito interessante, cujo o qual é “ Capítulo 5 – Tudo se transforma”, de onde foi retirado o nome do nosso projeto, que também relata alterações sofridas no meio ambiente, por algumas ações humanas como: jogar lixos em rios, florestas, mangues, praias e até mesmo poluir o ar que respiramos.

Pelo fato de uma parte do mangue de Itanhaém se encontrar no bairro do Jardim Ivoty, em que também está situada a Escola Municipal Lions Clube. O projeto foi elaborado com a proposta de conscientizar os alunos da unidade escolar e através dos mesmos a população ( alunos de outras turmas, pais, vizinhos, amigos), sobre a preservação do meio ambiente, e principalmente do manguezal do bairro, mostrando e ensinando que muitos materiais ali jogados e descartados poderiam ser transformados em brinquedos, objetos de uso pessoal, entre outros.

Recursos: Garrafas pets, de amaciante, de iorgute, caixa de papelão, caixa de leite, E.V.A, , rolo de papel higiênico, tampinhas de garrafa, papel camurça, cola, tesoura, fita dupla face e barbante.


“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”
Antoine Lavoisier

Nenhum comentário: