7 de nov. de 2011

O caso do espelho

No dia 4 de novembro, de 2011, a professora Liliane Moraes junto com os alunos do 5º anos A e B do grupo de recuperação paralela, apresentou a peça baseada no conto popular "O caso do espelho".
Foi muito legal a apresentação, que ocorreu após ser cantado o hino nacional e de Itanhaém, a mesma foi realizada na quadra da escola, onde estavam reunidas todas as turmas do período da manhã. Os atores da peça foram Yuri Moraes 5º ano B, Fredson Nogueira 5º ano B, Letícia Gomes 5º ano A, Vitória Alexandra 5º ano A.
A cada cena interpretada pelos alunos era motivo de risada, pois o texto é uma comédia muito engraçada que cativou a todos os espectadores ali presentes (eles se sentiram celebridades).








Projeto "Tudo se transforma"

Professora responsável: Liliane Moraes da Silva
O projeto foi elaborado com objetivo de conscientizar alunos e população, sobre importância da reutilização de materiais recicláveis , e assim preservar o meio ambiente. Incentivá-los, na prática da coleta seletiva de lixo, motivá-los a prática de reciclagem( transformando lixo em objetos de uso pessoal e brinquedos). Mostrar a importância do manguezal para o meio ambiente, como conservá-lo e principalmente como preservá-lo.
Foram realizadas várias atividades até a conclusão do projeto, como passeata pela manguezal do bairro, oficina de confecção de materiais recicláveis, por ultimo exposição dos objetos confeccionados pelos alunos.









Justificativa: A partir dos estudos realizados, no material “Educando para o meio ambiente”, do 5 º ano do Ensino Fundamental, encontrei no mesmo um capítulo que achei muito interessante, cujo o qual é “ Capítulo 5 – Tudo se transforma”, de onde foi retirado o nome do nosso projeto, que também relata alterações sofridas no meio ambiente, por algumas ações humanas como: jogar lixos em rios, florestas, mangues, praias e até mesmo poluir o ar que respiramos.

Pelo fato de uma parte do mangue de Itanhaém se encontrar no bairro do Jardim Ivoty, em que também está situada a Escola Municipal Lions Clube. O projeto foi elaborado com a proposta de conscientizar os alunos da unidade escolar e através dos mesmos a população ( alunos de outras turmas, pais, vizinhos, amigos), sobre a preservação do meio ambiente, e principalmente do manguezal do bairro, mostrando e ensinando que muitos materiais ali jogados e descartados poderiam ser transformados em brinquedos, objetos de uso pessoal, entre outros.

Recursos: Garrafas pets, de amaciante, de iorgute, caixa de papelão, caixa de leite, E.V.A, , rolo de papel higiênico, tampinhas de garrafa, papel camurça, cola, tesoura, fita dupla face e barbante.


“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”
Antoine Lavoisier